Por meio da análise individual o inconsciente é analisado por meio da fala (o que pode ser expresso por palavras, mas também pelo que não é dito), onde você elabora seus desejos e situações da sua vida e aprende a se escutar.
Com a Psicanálise é possível ressignificar traumas que lhe causam angústias, mal estar, sofrimentos, medos, ansiedades, sintomas depressivos, inseguranças, problemas de relacionamentos, pânico, problemáticas de ordem sexual, dificuldades de fazer escolhas, dentre outros.
É um processo de autoconhecimento às avessas, pois você é provocado(a) a conhecer não apenas o que sabe sobre si (e que você vai precisar desconstruir), mas a reconhecer principalmente aquilo que você não sabe que existe mas está presente na sua vida cotidiana.
Assim como a psicanálise individual vai trabalhar aspectos do inconsciente de cada indivíduo, a psicanálise de casal de forma geral vai trabalha as dinâmicas inconscientes que ocorre com o casal, inclusive aspectos de transferências e resistências, que muitas vezes são responsáveis pelos conflitos conjugais. Questões como expectativas, inseguranças, dependências, cobranças, ciúmes, divergências no geral, assim como aspectos da dinâmica sexual.
Olhar para o casal também envolve olhar para cada um dos participantes dessa dinâmica como indivíduos únicos que possuem necessidades únicas também, mas que por estarem numa relação, essas dinâmicas individuais se encontram e criam outra dinâmica, mas do casal, que para manter o relacionamento saudável é preciso compreendê-la.
Baseado na Psicanálise desenvolvida por Bion, é possível trabalhar a dinâmica de grupos nas empresas, como também otimizar os trabalhos de líderes e liderados. Mas ressalto que, pela minha ampla experiência profissional e acadêmica na área da administração, nos programas que desenvolvo para empresas várias outras técnicas para o desenvolvimento humano e organizacional podem ser implementadas.
Outro tipos de trabalho desenvolvidos é sobre saúde mental e complementar nas empresas, onde seja por meio de consultoria, programas ou palestras é possível compreender a dinâmica organizacional e como esta influencia indivíduos e grupos, e consequentemente sua qualidade de vida, segurança psicológica e, lógico, seus resultados.